Diagnóstico Fiscal
- Tax Research
- 23 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
A Solução completa e confiável para identificação de inconsistências tributárias, mitigação de riscos e identificação de créditos a recuperar na sua empresa.

Após processar os arquivos EFD ICMS-IPI (SPED Fiscal), EFD Contribuições e XML de NF-e dos estabelecimentos da empresa, emitimos um relatório que identifica eventuais inconsistências de ordem fiscal e tributária e que poderá abranger de forma retroativa os últimos 5 (cinco) anos da operação da empresa.
A Tax Research verifica se as regras tributárias estão sendo devidamente aplicadas antes, durante ou após a emissão da NF-e. Essa validação das informações tributárias também pode ser aplicada aos XML das NF-e recebidas.
Validação Automática
Neste modelo aplicam-se as verificações padronizadas nos XMLs dos documentos fiscais emitidos e recebidos para detectar inconsistências, por exemplo, nas alíquotas interestaduais de ICMS, alíquotas de IPI, a relação entre CFOP e CSTs, NCM x tributação de ICMS, IPI, PIS, COFINS etc.
Verificar as inconsistências do ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS E COFINS de forma padronizada;
Validação dos códigos CFOP e CST;
Uso do Motor de Cálculo que contempla mais de 150 fórmulas para cálculo dos tributos.
Validação Automática e Consultoria
Este modelo verifica as inconsistências dos tributos ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS) nos documentos fiscais emitidos ou recebidos.
Essa verificação ocorre com a combinação de um validador que irá analisar cada XML e arquivos EFD ICMS-IPI (SPED Fiscal), EFD Contribuições, extraindo as informações das operações e de cada item para então recalculá-lo utilizando uma base de regras tributárias – os resultados são comparados com os valores trazidos no XML e arquivos EFD, apontando as divergências, campo a campo.
Camada consultiva realizada por um especialista após o tratamento sistêmico.
Validação Personalizada e Consultoria
Através da Validação personalizada, o Diagnóstico Fiscal irá detectar as inconsistências a nível de item, seja por meio de seu código de produto, EAN ou NCM, nesta ordem. O retorno acompanha alterações ocorridas na legislação aplicável ao ICMS (inclusive Substituição Tributária), ao IPI, ao PIS e à COFINS, em relação à mudança na forma de tributação, na alíquota, nos percentuais de MVA, nos valores de pauta, no cálculo dos tributos, nas hipóteses de crédito, entre outras;
O tratamento das mais variadas exceções da legislação tributária brasileira, incluindo regimes especiais, eventuais benefícios fiscais, ou mesmo exceções aplicáveis somente ao negócio da empresa em questão.
Resumo das Funcionalidades
Identificar possíveis inconsistências na apuração de tributos (ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS/COFINS IRPJ/CSLL), podendo retroagir a até 5 anos em razão da base histórica de regras da Tax Research;
Identificar eventuais riscos fiscais por pagamentos de tributos a menor e/ou a maior;
Identificar oportunidades de créditos tributários a recuperar;
Relatórios que apontam divergências encontradas na escrita fiscal;
Comments