• Tax Research

Diagnóstico Fiscal

A Solução completa e confiável para identificação de inconsistências tributárias, mitigação de riscos e identificação de créditos a recuperar na sua empresa.



Após processar os arquivos EFD ICMS-IPI (SPED Fiscal), EFD Contribuições e XML de NF-e dos estabelecimentos da empresa, emitimos um relatório que identifica eventuais inconsistências de ordem fiscal e tributária e que poderá abranger de forma retroativa os últimos 5 (cinco) anos da operação da empresa.


A Tax Research verifica se as regras tributárias estão sendo devidamente aplicadas antes, durante ou após a emissão da NF-e. Essa validação das informações tributárias também pode ser aplicada aos XML das NF-e recebidas.



Validação Automática

Neste modelo aplicam-se as verificações padronizadas nos XMLs dos documentos fiscais emitidos e recebidos para detectar inconsistências, por exemplo, nas alíquotas interestaduais de ICMS, alíquotas de IPI, a relação entre CFOP e CSTs, NCM x tributação de ICMS, IPI, PIS, COFINS etc.

  • Verificar as inconsistências do ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS E COFINS de forma padronizada;

  • Validação dos códigos CFOP e CST;

  • Uso do Motor de Cálculo que contempla mais de 150 fórmulas para cálculo dos tributos.

Validação Automática e Consultoria

Este modelo verifica as inconsistências dos tributos ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS e COFINS) nos documentos fiscais emitidos ou recebidos.

Essa verificação ocorre com a combinação de um validador que irá analisar cada XML e arquivos EFD ICMS-IPI (SPED Fiscal), EFD Contribuições, extraindo as informações das operações e de cada item para então recalculá-lo utilizando uma base de regras tributárias – os resultados são comparados com os valores trazidos no XML e arquivos EFD, apontando as divergências, campo a campo.

  • Camada consultiva realizada por um especialista após o tratamento sistêmico.


Validação Personalizada e Consultoria

  • Através da Validação personalizada, o Diagnóstico Fiscal irá detectar as inconsistências a nível de item, seja por meio de seu código de produto, EAN ou NCM, nesta ordem. O retorno acompanha alterações ocorridas na legislação aplicável ao ICMS (inclusive Substituição Tributária), ao IPI, ao PIS e à COFINS, em relação à mudança na forma de tributação, na alíquota, nos percentuais de MVA, nos valores de pauta, no cálculo dos tributos, nas hipóteses de crédito, entre outras;

  • O tratamento das mais variadas exceções da legislação tributária brasileira, incluindo regimes especiais, eventuais benefícios fiscais, ou mesmo exceções aplicáveis somente ao negócio da empresa em questão.


Resumo das Funcionalidades

  • Identificar possíveis inconsistências na apuração de tributos (ICMS, ICMS-ST, IPI, PIS/COFINS IRPJ/CSLL), podendo retroagir a até 5 anos em razão da base histórica de regras da Tax Research;

  • Identificar eventuais riscos fiscais por pagamentos de tributos a menor e/ou a maior;

  • Identificar oportunidades de créditos tributários a recuperar;

  • Relatórios que apontam divergências encontradas na escrita fiscal;


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png