Análise preditiva: o poder de ver o futuro – Tax Research

Acesso Restrito

logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
contato@taxresearch.com.br
+1234567890

Análise preditiva: o poder de ver o futuro

Análise preditiva: o poder de ver o futuro

Um desejo muito comum é prever o futuro e, quando pensamos nisso aplicado ao marketing, seria ainda melhor para marcas e empresas. Embora isso não seja totalmente possível, os dados são uma boa forma de entender melhor o que está por vir. 

Prever ações não é mais uma exclusividade de ficções científicas. Na verdade, nunca foi!

Analisar informações passadas para aumentar a probabilidade de acerto de uma ação no futuro é algo que a humanidade já usa há bastante tempo.

Em mais ou menos 500 anos ante de cristo, Confúcio, um filósofo chinês, já havia dito que “se queres prever o futuro, estude o passado”.

E ele tinha razão!

Claro que não estamos falando de uma previsão como a de Tom Cruise e sua equipe em Minority Report, mas a tendência das ações é que elas se repitam.

Então se temos uma leitura exata dos acontecimentos no passado, ficamos muito mais próximos de prever o que pode acontecer no futuro.

É exatamente nisso que se baseia a análise preditiva. Mas com uma diferença: a grande ajuda da tecnologia!

O que é análise preditiva afinal?

Na história recente da humanidade, sempre tivemos bastante informação sobre acontecimentos passados. E essa foi na maior parte das vezes a fonte de sabedoria para os principais líderes e sábios.

O que acontece é que hoje conseguimos uma exatidão muito maior dessas informações. Isso ocorre pelo alto volume de dados que estamos gerando, possibilitando a leitura de mais fatos e maior probabilidade de análise.

Mas com isso, também trazemos um problema, nenhum ser humano é capaz de estruturar e analisar tamanha quantidade de informação. Para isso, é fundamental o uso da tecnologia.

A análise preditiva é exatamente a junção do avanço tecnológico que temos, que inclui mineração de dados, machine learning, inteligência artificial e estatística,  com o alto volume de informações que criamos diariamente.

Quando usamos computadores para processar e entender comportamentos padrões, conseguimos antecipar certos acontecimentos e ações.

Que tal um exemplo?

Você possui uma empresa de SaaS (Software como serviço) e analisando as informações dos seus clientes, você percebe que 75% dos cancelamentos são feitos por pessoas que ficaram mais de 30 dias como inativos, e isso representa uma curva significativa no seu gráfico de churn.

Ou seja, a probabilidade de alguém cancelar o plano do seu produto é muito maior quando ele fica esse período de inatividade.

Você agora tem uma tendência clara e pode agir mais efetivamente para evitar os cancelamentos.

Por que ela é fundamental na sua estratégia hoje em dia?

A estratégia de análise preditiva é fundamental caso você queira antecipar futuros riscos e perceber oportunidades.

Com um bom processo de estruturação e análise de dados, você consegue prever sua base e principalmente o mercado.

É exatamente esses fundamentos que usamos para entender qual será o possível futuro do marketing e para onde devemos focar nossas prioridades aqui na Rock.

Além de tentar entender quais são os principais pontos que precisamos intervir no nosso produto e relacionamento com o cliente.

Ela faz parte da transformação digital que estamos vivenciando e precisa ser tratada de forma cada vez mais urgente e essencial para todas as estratégias.

Admin

kleber@taxresearch.com.br

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

WhatsApp chat